Exposições de Longa Duração

Sacristia: O MASS remonta o local original da antiga Sacristia do Mosteiro de São Bento, ambiente considerado sagrado e onde o celebrante se paramenta e se prepara espiritualmente para a Missa.

Salão Principal: Estão expostas imagens feitas entre o século XVI ao XVIII de madeira e barro cozido, as quais são ícones representativos para a história regional e do país, entre tais se destacam a Nossa Senhora da Conceição e Santa Catarina de Alexandria. Apresenta também uma coleção de paulistinhas, simbólicas especialmente para a cultura popular paulista.

Sala da Paixão: Quadros e esculturas, que retratam a Paixão de Cristo, características pelos seus traços anatômicos realistas, obras estas do século XVIII ao XX, de arte popular e erudita, de autoria de artistas como Marino Del Favero e Benedito Calixto.

Cela: Numa das antigas celas do Mosteiro de São Bento, o MASS simula um dos dormitórios dos monges beneditinos, sendo a cela caracterizada pela sua composição simples e de clausura.

Invocações de Maria: Esculturas, estandartes e quadros revelam os nomes e as representações de Maria, Nossa Senhora, que fazem menção as suas aparições e cenas bíblicas. A exposição convida a explorar a feitura artística das imagens de diversas origens e períodos, destacando suas características estilísticas, iconográficas e ornamentais.

Sala dos Oratórios – Promessas e Devoções: Em homenagem às famílias doadoras e à tradição popular religiosa atribuída ao oratório domiciliar, o MASS expõe oratórios de várias origens, que pertenciam a famílias centenárias, destacando o significado passado e presente do oratório nas casas, com os santos de devoção, e a difusão da prática particular das rezas e preces.

Rua Santa Joana D'Arc, 795 - Morro do São Bento - Santos - Contato: (13) 3219-1111
WhatsApp Fale Conosco