Ações Educacionais

WORKSHOP – ESCULTURA SACRA COM WANDECOK CAVALCANTI

Confira as fotos do workshop de escultura sacra, com o artista ceramista Wandecok Cavalcanti.A proposta foi elaborar uma escultura de São Francisco de Assis de 30 centímetros de altura.

ARTETERAPIA

Todos os sábados são realizadas atividades de arteterapia com as crianças da comunidade do Morro São Bento pela Pedagoga e Psicóloga Marcia Bela Alvarez Egas.

 

PROJETO FÉRIAS NO MUSEU

O Projeto Férias no Museu ocorreu no mês de janeiro de 2016 e teve como objetivo estreitar os laços entre instituição e comunidade. Foram realizadas diversas atividades recreativas e educacionais com as crianças do entorno, como dinâmicas em grupo, vídeos e filmes para entreter e ensinar, trabalhos artesanais com argila, pinturas, recortes, fotos. Também estiveram presentes atividades destinadas ao pertencimento, isto é, atividades voltadas para a história local, da instituição e do Morro São Bento, e de como as famílias dessas crianças estão inseridas nesse contexto.

AÇÕES EDUCATIVAS

20/09/2016: “Ciranda dos elementos – Ressignificando o olhar”, atividade inserida na 10ª Primavera de Museus, com o tema “Museus, Memória e Economia da Cultura”. Com a participação especial dos alunos da UME Mário de Almeida Alcântara, de Santos-SP. A atividade objetivou abordar a importância da preservação da natureza a partir dos seus elementos, como as árvores, flores, água, sementes e pedras.

 

18, 19/05/2016: Ação Educativa – Arte Musical. As crianças do entorno participaram de uma atividade artística envolvendo o hino da escola de samba “Unidos dos Morros”. Essa atividade teve como objetivo desenvolver nos jovens a noção de pertencimento e evidenciar como elas expressariam, através de seus desenhos, o sentimento de viver no morro. A proposta esteve inserida na 14ª Semana de Museus, com o tema ” Museus e Paisagens Culturais”.

 

22, 24/09/2015: Projeto Museu-Escola. Após a exibição do documentário “Fortalecimento da Tradição Guarani” os alunos participaram de uma ação arte terapêutica. A proposta esteve inserida na 9ª Primavera de Museus, com o tema “Museus e Memória Indígena”.

 

OFICINAS

21/10/2016: Os alunos do Escola Total – Núcleo Marina Magalhães (Santos – SP), participaram da Oficina de Estamparia realizada por Alzira Lucio, coordenadora do Projeto Luzes da Vila, e Carol Rego, coordenadora do Projeto Crescer, ambos projetos sociais do Morro São Bento. Com a orientação das educadoras, que são formadas em moda, as crianças elaboraram estampas artísticas e personalizadas!

 

22, 24/09/2015: “Filtro dos Sonhos”, os participantes confeccionaram este amuleto típico da cultura indígena, além de conhecer a lenda de sua origem. Artesão: Rafael Ferreira dos Santos. A proposta esteve inserida na 9ª Primavera de Museus, com o tema “Museus e Memória Indígena”.

23/05/2015: Oficina de reciclagem em parceria com Projeto Crescer Para Vida, a proposta foi retratar como é possível reciclar e aproveitar itens do nosso cotidiano na produção de peças artesanais. A oficina esteve inserida na 13ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus para uma sociedade sustentável”.

 

22, 23/05/2015: Oficina de bonecas de pano Abayomis, de tradição afro-brasileira, são bonecas feitas com retalhos de pano, nós e tranças. Artesão Cláudia Mello. A oficina esteve inserida na 13ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus para uma sociedade sustentável”.

 

20, 22/05/2015: “Detox da Vida”, para acabar com a insustentabilidade de pensamentos e hábitos poluídos do cotidiano, por meio de receitas de suco detox e muita conversa com o Trio Diálogos Terapêuticos (Amanda Martinez, Mariani Souza e Marcia Egas). A oficina esteve inserida na 13ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus para uma sociedade sustentável”.

 

18, 22/05/2015: Oficina de reciclagem “Recriar Criando”, os participantes confeccionarão e customizarão peças com material reciclável. A oficina esteve inserida na 13ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus para uma sociedade sustentável”.

 

07/02/2015: Oficina voltada para professores – “Pétalas e pedras: Conhecendo nossos caminhos”, realizada pelo Trio Diálogos Terapêuticos (Amanda Martinez, Mariani Souza e Marcia Egas).

 

01/11/2014: Oficina de pintura, que integra a exposição São Francisco de Assis.

 

23, 25, 27/09/2014:  Oficina realizada na sala “Manto Sagrado”, que integra a exposição “Todos os Santos Jogam: a proteção do sagrado e a religiosidade no futebol brasileiro”, onde personalizaram uma pequena camisa de seu time favorito. A oficina esteve inserida na 8ª Primavera dos Museus, com o tema “Museus Criativos”.

 

14/07/2014: Oficina de confecção de corações com as crianças da catequese da Paróquias Nossa Senhora da Assunção, promovida por Alexandre Camilo, organizador da Associação Eduardo Furkini.

 

14, 17/05/2014: “Recriar Criando”, as obras de arte do Museu foram utilizadas como fonte de inspiração para confecção de objetos artísticos por meio de materiais recicláveis. A proposta esteve inserida na 12ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus – Coleções criam conexões”.

 

27/09/2013: Oficina artesanal de confecção de máscaras africanas. A oficina esteve inserida na 7ª Primavera dos Museus, com o tema “Museus, memória e cultura afro-brasileira”.

 

PALESTRAS

22/10/2016: Palestra interativa “A busca pela cura na natureza”, com o Curandeiro João e a Nutricionista Tânia. Participação especial dos alunos do Escola Total Núcleo Marina (Santos – SP). A proposta esteve inserida na 10ª Primavera de Museus, com o tema “Museus , Memória e Economia da Cultura”.

 

25/09/2015: “Cultura Guarani”, com o Cacique Karai Tataedy Mirim, da comunidade Guarani Mbya, da Aldeia Paranapuã de São Vicente – SP. A proposta esteve inserida na 9ª Primavera de Museus, com o tema “Museus e Memória Indígena”.

23/09/2015: “Genocidio cultural ou invasão?”. Palestrante: Fernando Gregório. A proposta esteve inserida na 9ª Primavera de Museus, com o tema “Museus e Memória Indígena”.

 

28/09/2014: “Vamos ao fado! Quando o fado encontra Pessoa”. Com a educadora Teresa Teixeira e o folclorista Luiz Abílio. A proposta esteve inserida na 8ª Primavera dos Museus, com o tema “Museus Criativos”.

16/05/2014: “Santa Catarina de Alexandria, a primeira devoção em Santos”, realizada pelo Prof.º Waldemar Tavares Junior, no MASS. A proposta esteve inserida na 12ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus – Coleções criam conexões”.

 

14/05/2014: “A arte inspirada pela fé: Sacra e Religiosa. Museu Espaço de Cultura”, realizada pela Prof.ª Dra. Wilma Therezinha Fernandes de Andrade, no auditório da UNISANTOS, Campus Dom Idílio. A proposta esteve inserida na 12ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus – Coleções criam conexões”.

 

 

Rua Santa Joana D'Arc, 795 - Morro do São Bento - Santos - Contato: (13) 3219-1111
WhatsApp Fale Conosco