Ações Educacionais

ARTETERAPIA

Todos os sábados são realizadas atividades de arteterapia com as crianças da comunidade do Morro São Bento pela Pedagoga e Psicóloga Marcia Bela Alvarez Egas.

 

PROJETO FÉRIAS NO MUSEU

O Projeto Férias no Museu ocorreu no mês de janeiro de 2016 e teve como objetivo estreitar os laços entre instituição e comunidade. Foram realizadas diversas atividades recreativas e educacionais com as crianças do entorno, como dinâmicas em grupo, vídeos e filmes para entreter e ensinar, trabalhos artesanais com argila, pinturas, recortes, fotos. Também estiveram presentes atividades destinadas ao pertencimento, isto é, atividades voltadas para a história local, da instituição e do Morro São Bento, e de como as famílias dessas crianças estão inseridas nesse contexto.

AÇÕES EDUCATIVAS

20/09/2016: “Ciranda dos elementos – Ressignificando o olhar”, atividade inserida na 10ª Primavera de Museus, com o tema “Museus, Memória e Economia da Cultura”. Com a participação especial dos alunos da UME Mário de Almeida Alcântara, de Santos-SP. A atividade objetivou abordar a importância da preservação da natureza a partir dos seus elementos, como as árvores, flores, água, sementes e pedras.

 

18, 19/05/2016: Ação Educativa – Arte Musical. As crianças do entorno participaram de uma atividade artística envolvendo o hino da escola de samba “Unidos dos Morros”. Essa atividade teve como objetivo desenvolver nos jovens a noção de pertencimento e evidenciar como elas expressariam, através de seus desenhos, o sentimento de viver no morro. A proposta esteve inserida na 14ª Semana de Museus, com o tema ” Museus e Paisagens Culturais”.

 

22, 24/09/2015: Projeto Museu-Escola. Após a exibição do documentário “Fortalecimento da Tradição Guarani” os alunos participaram de uma ação arte terapêutica. A proposta esteve inserida na 9ª Primavera de Museus, com o tema “Museus e Memória Indígena”.

 

OFICINAS

21/10/2016: Os alunos do Escola Total – Núcleo Marina Magalhães (Santos – SP), participaram da Oficina de Estamparia realizada por Alzira Lucio, coordenadora do Projeto Luzes da Vila, e Carol Rego, coordenadora do Projeto Crescer, ambos projetos sociais do Morro São Bento. Com a orientação das educadoras, que são formadas em moda, as crianças elaboraram estampas artísticas e personalizadas!

 

22, 24/09/2015: “Filtro dos Sonhos”, os participantes confeccionaram este amuleto típico da cultura indígena, além de conhecer a lenda de sua origem. Artesão: Rafael Ferreira dos Santos. A proposta esteve inserida na 9ª Primavera de Museus, com o tema “Museus e Memória Indígena”.

23/05/2015: Oficina de reciclagem em parceria com Projeto Crescer Para Vida, a proposta foi retratar como é possível reciclar e aproveitar itens do nosso cotidiano na produção de peças artesanais. A oficina esteve inserida na 13ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus para uma sociedade sustentável”.

 

22, 23/05/2015: Oficina de bonecas de pano Abayomis, de tradição afro-brasileira, são bonecas feitas com retalhos de pano, nós e tranças. Artesão Cláudia Mello. A oficina esteve inserida na 13ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus para uma sociedade sustentável”.

 

20, 22/05/2015: “Detox da Vida”, para acabar com a insustentabilidade de pensamentos e hábitos poluídos do cotidiano, por meio de receitas de suco detox e muita conversa com o Trio Diálogos Terapêuticos (Amanda Martinez, Mariani Souza e Marcia Egas). A oficina esteve inserida na 13ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus para uma sociedade sustentável”.

 

18, 22/05/2015: Oficina de reciclagem “Recriar Criando”, os participantes confeccionarão e customizarão peças com material reciclável. A oficina esteve inserida na 13ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus para uma sociedade sustentável”.

 

07/02/2015: Oficina voltada para professores – “Pétalas e pedras: Conhecendo nossos caminhos”, realizada pelo Trio Diálogos Terapêuticos (Amanda Martinez, Mariani Souza e Marcia Egas).

 

01/11/2014: Oficina de pintura, que integra a exposição São Francisco de Assis.

 

23, 25, 27/09/2014:  Oficina realizada na sala “Manto Sagrado”, que integra a exposição “Todos os Santos Jogam: a proteção do sagrado e a religiosidade no futebol brasileiro”, onde personalizaram uma pequena camisa de seu time favorito. A oficina esteve inserida na 8ª Primavera dos Museus, com o tema “Museus Criativos”.

 

14/07/2014: Oficina de confecção de corações com as crianças da catequese da Paróquias Nossa Senhora da Assunção, promovida por Alexandre Camilo, organizador da Associação Eduardo Furkini.

 

14, 17/05/2014: “Recriar Criando”, as obras de arte do Museu foram utilizadas como fonte de inspiração para confecção de objetos artísticos por meio de materiais recicláveis. A proposta esteve inserida na 12ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus – Coleções criam conexões”.

 

27/09/2013: Oficina artesanal de confecção de máscaras africanas. A oficina esteve inserida na 7ª Primavera dos Museus, com o tema “Museus, memória e cultura afro-brasileira”.

 

PALESTRAS

22/10/2016: Palestra interativa “A busca pela cura na natureza”, com o Curandeiro João e a Nutricionista Tânia. Participação especial dos alunos do Escola Total Núcleo Marina (Santos – SP). A proposta esteve inserida na 10ª Primavera de Museus, com o tema “Museus , Memória e Economia da Cultura”.

 

25/09/2015: “Cultura Guarani”, com o Cacique Karai Tataedy Mirim, da comunidade Guarani Mbya, da Aldeia Paranapuã de São Vicente – SP. A proposta esteve inserida na 9ª Primavera de Museus, com o tema “Museus e Memória Indígena”.

23/09/2015: “Genocidio cultural ou invasão?”. Palestrante: Fernando Gregório. A proposta esteve inserida na 9ª Primavera de Museus, com o tema “Museus e Memória Indígena”.

 

28/09/2014: “Vamos ao fado! Quando o fado encontra Pessoa”. Com a educadora Teresa Teixeira e o folclorista Luiz Abílio. A proposta esteve inserida na 8ª Primavera dos Museus, com o tema “Museus Criativos”.

16/05/2014: “Santa Catarina de Alexandria, a primeira devoção em Santos”, realizada pelo Prof.º Waldemar Tavares Junior, no MASS. A proposta esteve inserida na 12ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus – Coleções criam conexões”.

 

14/05/2014: “A arte inspirada pela fé: Sacra e Religiosa. Museu Espaço de Cultura”, realizada pela Prof.ª Dra. Wilma Therezinha Fernandes de Andrade, no auditório da UNISANTOS, Campus Dom Idílio. A proposta esteve inserida na 12ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museus – Coleções criam conexões”.

 

 

Rua Santa Joana D'Arc, 795 - Morro do São Bento - Santos - Contato: (13) 3219-1111