VENHA FAZER PARTE DO FUTURO DO MASS!!!

VENHA FAZER PARTE DO FUTURO DO MASS!!!

Entre os meses de Junho e Outubro de 2021, o MUSEU DE ARTE SACRA DE SANTOS, com o patrocínio do PROAC – Lei Audir Blanc, através do Edital 44/2020, convidou crianças e adolescentes do Morro São Bento , localizado nos seus arredores, para participarem nos finais de semana de uma proposta diferente, visando difundir a cultura, instigar a curiosidade, despertar a criatividade e contar um pouquinho do “MASS – do passado ao futuro”.
O projeto consistiu em visitas gratuitas, monitoradas e que foram estruturadas didaticamente, para que os participantes se sentissem envolvidos, atraídos, instigados e motivados a criarem suas próprias obras, a partir da leitura (literal e metafórica) de muitas outras histórias que existem dentro do Museu e no mundo.
O objetivo principal do projeto era a continuidade das atividades do museu, com a inserção de oficinas e apresentação de pesquisas, que foram realizadas na estrutura do Museu ao longo dos anos.
Na chegada os visitantes eram recepcionados por Fernando Gregório, contando histórias sobre o Mosteiro de São Bento e suas diferentes utilizações, antes de ser destinado a abrigar o Museu de Arte Sacra e continuava guiando os visitantes por todas as salas do Museu contando curiosidades históricas e arquitetônicas, além de lendas e história sobre como algumas imagens chegaram ao local, incluindo a primeira Imagem de Nossa Senhora encontrada no Brasil no fundo de um rio.
Na Biblioteca do Museu, a advogada e pesquisadora Vanessa Vasques recebia os visitantes e compartilhava com eles dados obtidos em diferentes pesquisas sobre o Museu que recontam a própria história da colonização do Brasil, fazendo comparativos entre o que foi apresentado na visita e o que consta em registros científicos, como os túneis construídos por Mestre Ferreiro Bartolomeu para auxiliar a população a fugir dos corsários, saindo do local onde hoje se estabelece o Mosteiro e indo até o Engenho dos Erasmos, túnel esse que ainda deve estar escondido ou enterrado no local.
Os visitantes também eram convidados a debater sobre documentos antigos, que revelavam os costumes da época, como a doação de um índio feita juntamente com o prédio do Museu para os Monges Beneditinos, conforme pesquisa da Historiadora Wilma Terezinha.
Posteriormente, os visitantes eram convidados pela psicóloga e psicopedagoga Márcia Bela Alvarez Egas, que coordenou o projeto, a refletirem sobre a experiência, fazendo uma comparação entre o passado e o presente e entre as histórias do local com suas próprias histórias, sendo convidados a serem eles próprios os artistas a deixarem registradas suas impressões para os visitantes do futuro, fosse por meio de um desenho, um conto, um verso ou uma música.
Embora a proposta inicial fosse a inscrição pelo site do Museu para a participação de toda a sociedade, com o prolongamento da pandemia e o lockdown, fomos obrigados a adaptar a proposta, sem perder o objetivo, mas deixamos abaixo uma versão editada desse delicioso passeio e convidamos você a assistir o vídeo e depois, inspirado pelas histórias, nos enviar por correio ou e-mail, a sua ARTE para ser incluída na exposição do projeto.

Junto com seu desenho, texto, música, pedimos que envie uma autorização, cedendo gratuitamente os direitos autorais para participação nessa exposição. Se for menor, a autorização tem que ser preenchida pelos responsáveis legais.

 

 

 

Rua Santa Joana D'Arc, 795 - Morro do São Bento - Santos - Contato: (13) 3219-1111
WhatsApp Fale Conosco